Tatuagem e Verão – Cuidado!

proteção solar e tattoo

Sabemos que o combo tattoo + sol + água salgada ou piscina é um verdadeiro caos para a qualidade das nossas tatuagens. Mas como prevenir e cuidar da pele nessa época do ano? Calma, é possível contornar os efeitos nocivos desse combo com medidas simples e eficazes.

 

Não é segredo que o sol é o grande vilão dos desenhos saudáveis, né?! Ele queima o pigmento e muda a cor por fora. Por isso é preciso manter a pele mega hidratada e com bloqueador ou protetor solar. Mas como escolher entre bloqueador e protetor? É tudo a mesma coisa? Não é tudo a mesma coisa, e a escolha correta ajuda a minimizar (ou até zerar!) a chance de o problema.

 

Diferente do protetor solar, o bloqueador reflete a radiação UV e apresentam geralmente, óxido de zinco ou dióxido de titânio, em sua composição. O produto protege da radiação UVA e UVB. Quando aplicado, o produto deixa a pele esbranquiçada e opaca e inibe o bronzeado. Costumam ser usados por pessoas muito claras e de pele sensível, ou em áreas localizadas após cirurgias e novas tatuagens. Já os protetores possuem componentes que absorvem os raios UVA e UVB e os transformam em luz visível, inofensiva pra pele. Para o dia a dia, o recomendado é que se use protetor solar com FPS entre 15 e 20. Já para a praia, pessoas com pele morena e negra podem usar produtos com FPS 30, enquanto para as de pele clara o ideal é acima de 50.

 

Hoje há no mercado uma infinidade de protetores, cada um para cada tipo de pele, é importante escolher um específico para o seu tipo, pois não prejudicará o aspecto da mesma. O melhor fator de proteção solar para a cada tipo de pele é diferente, e passar o protetor solar correto garante a saúde da pele e previne queimaduras na pele e protegem sua tattoo do desbotamento. O fator de proteção solar está indicado pela sigla FPS e, quanto maior o número, maior é a proteção solar e proteção contra câncer de pele também. Algumas regras:

Pele negra –  FPS entre 6 e 15;

Pele morena escura – FPS entre 20 e 25;

Pele morena clara – FPS entre 25 e 30;

Pele branca – FPS acima de 30.

 

Vamos aproveitar a estação mais quente do ano para desfilarmos com nossas tattoos pra fora, mas sempre com cuidado e responsabilidade com a arte. Vale lembrar que já demos uma dica de um protetor solar específico para tatuados. Dê uma conferida!

 

Samantha Feehily, jornalista

Jornalista, Pós graduada em Comunicação Empresarial e Institucional, Pós graduada em Jornalismo Digital, Pós graduação em Jornalismo Contemporâneo e Mestre em Comunicação. Diretora da Projeta Comunicação Integrada. Foi editora chefe em uma Agência de Comunicação, responsável pelo conteúdo de jornais internos e de e-mail marketing. Foi professora universitária do Centro Universitário Nove de Julho (UNINOVE). Acumula mais de 14 anos de experiência em assessoria de comunicação. É responsável pelo site Arrasa, gata!, um portal de beleza e é apresentadora do Programa Estressadas, um programa de comportamento feminino.

Compartilhe este post