Psicotic Ink na área – A arte sempre fala mais alto

 Batemos um papo com o tatuador Vinicius Bomfim, do estúdio Psicotic Ink de Santo André, SP

 

Trabalhando como tatuador há mais de sete anos, Vinícius esbanja um tesão pela arte fora do comum. “Meu amor pela arte vem desde que me recordo pelos meus 6 ou 7 anos de idade, sempre riscava tudo, desde agenda telefônica dos meus pais a cadernos de amigos na escola e paredes” diz. A arte é tão importante que ao longo da adolescência teve um envolvimento com o graffiti, “minha inspiração talvez venha da liberdade de viver a vida com uma outra perspectiva, na contramão de quase tudo que nos é imposto. A liberdade me faz cada vez ser mais livre e nisso eu me inspiro e transpasso por meio dos meus desenhos, confessa o artista.

Vinicius tem seu estúdio em Santo André – SP e vem se destacando no mundo da tatuagem com o estilo New School e o Neo Traditional “em que posso trabalhar bem as misturas de cores e tons”, conta. Para falar dos estilos, pescialmente do Neo Tradional –  estilo é conhecido por misturar elementos de tatuagem tradicional do ocidente e também técnicas de pinturas do New School –   precisamos viajar no tempo e lembrar que a tatuagem ocidental começou com o Old School com temas recorrentes tradicionais dos mesmos como caravelas, âncoras, corações, andorinhas e etc. Na época a cartela de cores pra realização de uma tatuagem era limitada a três cores. Com o passar do tempo as produções de tinta aumentaram e começaram a ter mais opções em suas cartelas de cores e assim possibilitando o surgimento de novos estilos, como o New School que apresenta muitas cores vivas. Perto de 2008, surgiu pela Europa o New Traditional ou Neo Tradicional. Sua técnica é de ter um pouco de semelhança com a realidade, diferente dos traços do Old School e New School.

Como a maioria dos tatuadores, o estudo é contínuo – e precisa ser! – para que a demanda e as ideias fluam de uma maneira mais orgânica, “a forma que me mantenho atualizado é sempre ir atrás da informação, seja ela por vídeos, cursos, workshops, ou até mesmo uma troca de experiências com amigos da área”.

 

Falar de tatuagem com qualquer tatuador e entrar no assunto ‘moda’ é como chover no molhado, mas vivemos tempos em que vemos mais pessoas tatuadas e em contra partida, não vemos muito avanço na luta contra o preconceito. As famosas ‘tatuagens da moda’, podem sim ser uma forma de derrubar, mesmo que a passos lentos, o preconceito. “Não me incomodo com as tatuagens da moda, simplesmente levo como a tatuagem de fato é: uma prestação de serviço, claro que tirando a parte da tradição, cultura e etc. Uso as sempre como experiência e geralmente são elas que pagam as contas do estúdio ou pelo menos a maior parte” destaca Vinicius.

 

Para se destacar, além da escolha de bons materiais, “que faz a diferença, além da questão de regularidade dos produtos, os fabricantes sempre estão atrás de funções, pigmentos, máquinas com melhores desempenhos, Vinicius preza pelo bom atendimento no pré, durante e pós a tattoo. Mas o grande diferencial e maior dificuldade ainda se dá pelas tattoos exclusivas. “Manter desenhos exclusivos nessa era digital realmente é meio complicado ..eu tento fazer sempre a minha parte quando um cliente chega com uma referência de outro artista, na conversa a gente faz alguns ajustes modificamos e no fim acaba um desenho similar, porém diferente e exclusivo ..como diz o nome ‘referência’ acho que todos deviam agir de tal forma”, finaliza Vinicius.

SOBRE O ESTÚDIO

Rua Himalaia 810, Pq Capuava – Santo André, SP

Instagram: @psicotic17

Telefone: (11) 96860-7879

 

Jornalista, Pós graduada em Comunicação Empresarial e Institucional, Pós graduada em Jornalismo Digital, Pós graduação em Jornalismo Contemporâneo e Mestre em Comunicação. Diretora da Projeta Comunicação Integrada. Foi editora chefe em uma Agência de Comunicação, responsável pelo conteúdo de jornais internos e de e-mail marketing. Foi professora universitária do Centro Universitário Nove de Julho (UNINOVE). Acumula mais de 14 anos de experiência em assessoria de comunicação. É responsável pelo site Arrasa, gata!, um portal de beleza e é apresentadora do Programa Estressadas, um programa de comportamento feminino.

Compartilhe este post