Maquiagem para afinar o rosto

 

Ahhhhh nada como a maquiagem e os seus truques! Não há milagres (ainda!) mas a maquiagem pode ajudar sim a esconder, além de pequenas imperfeições como espinhas e manchas, até a dar um efeito mais fino no rosto. Ela pode realçar, destacar ou mesmo corrigir alguns probleminhas do rosto.

 

Usando a técnica de luz e sombra é possível criar um efeito de volume no rosto. Para fazer o contorno correto é preciso ter dois tons de base, um mais escuro que sua pele e um mais claro. Primeiro use a base escura para marcar as áreas que precisam de profundidade. Tudo que é escuro vai diminuir, colocar para dentro. Então use para afinar as bochechas, o nariz, o queixo…

O primeiro passo é marcar as bochechas, mas lembrando que essas marcações têm que seguir o desenho natural do rosto, ou seja, o traço deve ser entre o osso zigomático – o da maçã do rosto- e o do maxilar. Trace um risco em linha diagonal, do meio da bochecha até a raiz do cabelo, em direção à orelha. Só cuide para não se aproximar muito da boca e do nariz. Também é preciso que o traço seja bem simétrico, ou seja, de um lado e do outro, da mesma altura e mesmo tamanho. Pronto, com esse efeito, irá passar a impressão de um rosto mais fino e alongado. Mas cuidado, quem já possuir essa região com uma certa profundidade, não precisa marcar mais as bochechas, ou, se quiser, marcar de forma bem sutil.

 

A segunda marcação será na testa, no caso, esse efeito é ideal para quem tem rosto muito comprido. Os traços devem ser feitos nas têmporas, bem próximo à raiz do cabelo. Quem tem a testa muito curta, deve pular esse passo, para não acabar diminuindo muito o rosto. Para o nariz, o ideal é passar a base mais escura na lateral, nas narinas e a base mais clara no dorso. Pode ser feito com sombra também, com um pincel, escureça as laterais do nariz com a sombra ou o pó de um tom mais escuro que o seu tom de pele desde o começo do nariz, considere a linha que vai a partir do traço da sobrancelha, até a ponta do nariz.

 

A ponta do nariz deve ser iluminada com um tom mais claro, você pode usar uma base iluminadora. Este truque vale tanto para quem quer transformar um nariz largo em mais fino ou diminuir um nariz pontudo. A única diferença é que para quem tem nariz largo, o importante é escurecer na aba da narina, ou seja, escurecer as laterais do nariz. Já quem tem nariz pontudo, deve escurecer a ponta do nariz. Dê o acabamento, com o pó compacto do tom da sua pele passando em todo o rosto. Não exagere muito na hora de escurecer, esfume bem os tons escuros para não ficar muito carregado, o efeito deve ser sutil para não deixar o nariz excessivamente marcado. Mulheres de pele muito branca devem optar pelos tons mais rosados e as de pele morena ou negra, devem optar pelos tons de bronze ou marrom.

 

Samantha Feehily

 

Jornalista, Pós graduada em Comunicação Empresarial e Institucional, Pós graduada em Jornalismo Digital, Pós graduação em Jornalismo Contemporâneo e Mestre em Comunicação. Diretora da Projeta Comunicação Integrada. Foi editora chefe em uma Agência de Comunicação, responsável pelo conteúdo de jornais internos e de e-mail marketing. Foi professora universitária do Centro Universitário Nove de Julho (UNINOVE). Acumula mais de 14 anos de experiência em assessoria de comunicação. É responsável pelo site Arrasa, gata!, um portal de beleza e é apresentadora do Programa Estressadas, um programa de comportamento feminino.

Compartilhe este post