Entrevista com Rafa Piercer (Porto Alegre – RS – BR)

Rafael , mais conhecido como Rafa Piercer, trabalha no estúdio Neto Tattoo & Body Piercing desde 2011, onde além de atuar como gerente, é responsável pela colocação de todos piecings da loja.

Em 2012 ingressou na área profissional de BODY PIERCING, se consagrando na região e destacando-se pelo cuidado com a higiene e o bem estar de seus clientes. A segurança e a qualidade do trabalho andam de mãos dadas na hora de realizar qualquer procedimento.

Natural de Porto Alegre- RS, já participou de diversos workshops pelo Brasil todo, tendo como referência alguns dos profissionais mais importantes da América latina, como Ronaldo Sampaio (Piercer Snoopy), Thiago Oliveira (thiaguinho), Compadrito Anibal, entre outros.

Seus trabalhos variam entre procedimentos de Piercings tradicionais, Microdermal, Macrodermal e Surface.

Participou de importantes eventos de tatuagem e piercing, como Tattoo Week (SP), Convenção Internacional de Joinville (SC), 1° Canoas Tattoo (Canoas/RS) e 1° Tattoo Fest (Tramandaí/RS), recebendo premiações pelos procedimentos realizados ao vivo.

Rafa trabalha com a confiança e a seriedade de um profissional de body piercing e preza sempre o respeito pela arte e pelas vidas confiadas à ele na hora de abrilhantar a pele com uma jóia.

22

 

1- Você trabalha a 4 anos com body piercer, como conheceu a profissão e o desejo em se profissionalizar?

  Conheci a profissão logo que entrei no estúdio, Neto dono do estúdio que colocava piercing na época e comecei a acompanhar ele durante os procedimentos,ele me perguntou se eu gostaria de aprender e eu aceitei o desafio.

Depois de um certo tempo eu fui me apegando e me apaixonando cada vez mais ao Body Piercing e comecei a perceber que ser um profissional Piercer era muito mais que só furar e colocar uma joia!

 

2- Há cinco anos vocês esta  no estúdio Neto Tattoo, oque você desempenhava antes?    

Antes de começar a trabalhar no estúdio eu trabalhava no comércio, era gerente de uma loja de calçados.

 

3- Quais foram as maiores dificuldades no inicio da sua carreira?

No inicio tive muita dificuldade em conhecer bons fornecedores, conforme fui estudando e conhecendo outros profissionais, fui conhecendo bons fornecedores!

 

4- Quais certificações no ramo já têm?

Já participei de muitos workshops e seminários com profissionais que tenho o maior respeito e admiração como Ronaldo Sampaio, Compadrito Anibal, Thiaguinho Piercer, Ruben Lew e muitos outros grandes profissionais que conheci ao longo do tempo.

O certificado é só uma folha para pendurar na parede, importante é respeitar tudo que aprendemos e colocar em pratica!

 

 5- O assunto no momento é a “PLS 350/2014”. Como você recebeu essa noticia, e como você vê o cenário da arte corporal caso este projeto seja aprovado?

Esse assunto da PL350/2014 até demorou a entrar em discussão novamente, a cena brasileira do Body Piercing, Tatuagem e Dermopigmentadores  no meu ponto de vista, saiu um pouco do controle. Muita gente fazendo procedimentos sem conhecimento e de maneira clandestina. Se o projeto for aprovado, vamos ser impedidos de exercer nossa profissão. Acho que deveria existir uma fiscalização mais rigorosa e quem sabe finalmente reconhecerem nossa profissão legalmente.

 https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=119167

 

6- A falta  de sindicatos na área, viabilizou um projeto deste ser levado a tramite no senado?

Não entendo muito sobre sindicatos, más acredito sim que faz falta ter quem nos representa nesse mar de tubarões.

 

7- Com quais tipos de joias você trabalha? Qual é o mais indicado? E existem pessoas que nenhuma joia é aplicável?

Trabalho com joias em titânio e também com joias em aço cirúrgico 316L .

Não é recomendado aplicação de joias folhadas e banhadas por não serem compatíveis e por não terem uma boa cicatrização.

 

8- Qual a diferença da luva de caixa para a luva estéril na hora de aplicar uma joia? Quais são os principais cuidados que tanto cliente quanto profissional devem ter?

Luva de caixa não é uma luva estéril e não é recomendada para um procedimento seguro. Todo o profissional piercer tem que buscar informações e estudar diariamente para sempre poder oferecer ao seu cliente segurança e qualidade.

O cliente deve se informar e pesquisar os trabalhos do profissional, saber se o Piercer esteriliza suas joias e se ele vai oferecer um procedimento seguro, se o mesmo vai usar uma luva estéril, gaze, material descartável, um ambiente limbo, joias de qualidade e suporte durante e após o procedimento. E sempre pedir para o Profissional abrir o material na presença do cliente!

  

9- Como você esteriliza o material?

Eu uso uma lavadora ultrassônica para limpeza das joias e uma outra lavadora ultrassônica  para limpeza de pinças, embalo peça por peça em papel grau cirúrgico e esterilizo em auto clave .

 

10-  Há algum tipo de perfuração que você não faz?

Perfuração em bochechas é um que eu evito muito por demorar muito para cicatrizar e pelo risco de perfurar uma glândula.

 

11- Contatos:

Site: www.netotattoo.com

Instagram: @rafapiercerpoa

Facebook: Rafa Piercer Poa-Rs

Loja 1: Av Cavalhada, 3910 – Sl: 205, Zona Sul / Porto Alegre – F:51-3061.6966

Loja 2: Rua General Vitorino, 53 – Sl: 31, Centro / Porto Alegre – F:51-3093.2444

 

12- Mensagem final:

Bom galera, não sou o profissional experiente, más venho trabalhando o mais correto possível e sempre na humildade.  Temos que valorizar nossa profissão com muito respeito e seriedade aos nossos clientes,  quanto mais união entre piercers e tatuadores melhor, um ajuda o outro e com humildade aceitar as criticas que sempre serão construtivas e assim todos nós vamos evoluir juntos e conquistar o respeito e valorização!

Obrigado Wonder Girls pelo convite e espaço, espero de alguma forma ter ajudado!

 

Cremo é Fundador do Portal Wonder Girls Tattoo e do Portal @CULTURAEMPESO. Formado em Redes para Computadores, é fotográfo e desenvolve websites. Página oficial no facebook: www.facebook.com/wondergirlstattoo Instagram: @wondergirlstattoo Perfil: fb.facebook.culturaempesobr

Compartilhe este post

Deixe uma resposta