Darte Favarin (Entrevista)

darte2-1024x768

 

sou tatuador  há 6 anos, comecei com numa espécie de estagio no Saddam tattoo em 2007 em São Bernardo -SP, depois de um ano e meio fui contratado oficialmente como tatuador pelo batata no Batattoo studio em São Caetano-SP, trabalhei com ele quase 4 anos e em 2012 me mudei para Palmas-TO para assumir o estúdio de tatoo no Tendencies Rock, um lugar que me encantou por unir uma casa de shows, loja de camisetas e assessórios Rock n’ Roll e o refinado talento como body piercing do meu brother André Porkão.
1 – O que despertou em você a vontade de se tornar uma tatuador?
A vontade de ser quadrinista e ter a habilidade de desenhar as mais variadas formas e coisas, foi o que me levou a estudar desenho, e provavelmente foi pelo mesmo motivo que me apaixonei pela carreira de tatuador, escolhi a tattoo também pela idéia de que cada trabalho passa a fazer parte
da vida de uma pessoa.
2 – Qual é a maior dificuldade desde o inicio que decidiu aprender a tatuar?
De início foi achar um estúdio que estivesse disposto a promover um “estágio”, em seguida foi convencer meu pai de que essa seria a minha profissão.
3 – O que a tatuagem representa para você?
Um comportamento humano.
4 – você ja fez cursos voltados para a tatuagem, tipo desenhos, workshops?
Sim, em 2011 eu fiz umas boas aulas de desenho acadêmico com o André Rodrigues.
 
5 – O que você faz para se manter atualizado?
Eu pesquiso o trabalho de tatuadores pela internet e procuro referências de outras fontes diferentes do mundo da tattoo.
6 – Na sua opinião o que falta para a arte da tatuagem ter maior reconhecimento no Brasil?
Tempo. apenas tempo, atualmente eu julgo de uma forma muito otimista essa área.
7 – Se um cliente levanta dúvidas sobre a esterilização, métodos adotados do seu estúdio, qual o procedimento você utiliza para sanar essas dúvidas?
Eu faço uma apresentação completa dos procedimentos que aprendi sobre bio segurança,desde limpar o estúdio com água sanitária pura, embalar todo o equipamento com plástico até o uso de materiais descartáveis como agulhas e biqueiras.
8 –  Jogo rápido:
1 livro: Anjos e Demônios – Dan Brown
Um estilo de tatuagem: Coloridas
1 cd: The Real Thing – Faith no More
1 musica:Summer 68 – Pink Floyd
1 tatuador: Nick Baxter
Um sonho:Ver pessoalmente originais do Michelangelo
Tatuagem:comportamento humano
Uma frase: “O homem pinta com o cérebro e não com as mãos.”
 
9 – Como é o cenário da tatuagem em sua cidade?
Tem um numero carente de profissionais, mas o publico é super criterioso e valoriza muito o trabalho de um artista.
10 – Nem sempre o tatuador e o tatuado concordam em uma idéia sobre um desenho e discordam de como um trabalho deve ser realizado. Como você lida com esse tipo de conflito?
Apagando e refazendo muitas vezes o desenho até chegarmos num resultado unanime, acredito que isso é o que me faz crescer
como artista.
11 – Você costuma utilizar a Internet ou computador de alguma forma em seu trabalho?
Demais, na verdade são poucos os trabalhos que eu não faço o primeiro contato com o cliente na frente do computador pesquisando sobre o tema que pretendemos tatuar, uso o computador também pra definir a fonte quando a tattoo é um texto, para fazer formas geométricas perfeitas e também ampliar,reduzir,espelhar,inverter a imagem.
12 – Contatos:
Telefone:(63) 8447-5531
Endereço:
104-sul, av.LO-3, LT73
77020028 Palmas, Brazil
Bairro centro
13 – Considerações finais:
Agradeço a oportunidade de me expressar através da entrevista, desejo todo sucesso ao site Wonder girls e a qualquer projeto que vier.

Cremo é Fundador do Portal Wonder Girls Tattoo e do Portal @CULTURAEMPESO. Formado em Redes para Computadores, é fotográfo e desenvolve websites. Página oficial no facebook: www.facebook.com/wondergirlstattoo Instagram: @wondergirlstattoo Perfil: fb.facebook.culturaempesobr

Compartilhe este post

Deixe uma resposta